sexta-feira, 12 de abril de 2013

Caderno do Aluno-Geografia vol.2


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1. japoneses, Italianos, Alemães, Portugueses. Eles se dividiam em várias regiões do Brasil. Ex: Portugueses -> vieram colonizar o Brasil - Parte litorânea

2. aproximadamente 45 dias

3. 18.557 km

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1.são 52 dias

2. não, porque não podia chegar e sair tão rápido, voltar para visitar sua terra natal durante muito tempo ñ foi possível

3. 24 horas

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Ex: 1.

• Durou 52 dias com os 781 primeiros imigrantes Japoneses
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2. Não, pois antigamente o modo de viajar não era tão rápido como o dia de hj, então ele teria que esperar até o próximo navio sair em direção ao Japão e teria que esperar mais alguns meses até chegar.

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questão 3

aproximadamente 24 horas

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4. são trabalhadores temporários, sim

5. sim, sim porque de avião são 24 horas e de navio 55 dias

6. avião

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4. Sim.
Sim.

5. não, a distância é a mesma o que mudou foi a rapidez do transporte. (tecnologia)

6. Os transportes com tecnologia avançada (aviões, etc.)

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1. Projeção Bertin. É um mapa do séc. XX que mostra as migrações detalhadamente.

3. a) as setas, nem todos entendem da mesma maneira porque cada um vê de um jeito.
b) as cores mais fortes
c) E.U.A, Rússia e Japão, porque são os países com maior produção e com um aspecto de vida melhor.
d) Sim.

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4. a) as cores mais claras
b) Sim, porque se a intensidade é maior, a cor pode ser mais forte. forte= intensidade maior claro= intensidade menor

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VEJA O GRAFICO A SEGUIR :)

1- QUE AUMENTARAM BASTANTE E QUE ESTÃO INDO MAIS PARA OS PAÍSES

LOCALIZADOS ACIMA DA LINHDA DO EQUADOR

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EX : 2

2- QUE A MAIORIA DESSE PAÍS MOSTRAM AUMENTO MIGRAÇÃO , NO DECORER DO TEMPO

ex: 3

3- COMPARANDO OS POBRES ( ARGENTINA ) NOTAMOS , QUE HÁ AUMENTO DOS RICOS

E DIMUNUIÇÃO DOS POBRE

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4 - VAI AUMENTAR , PELO FATO DE SER UMA SUPER POTENCIA E DE SEMPRE QUERER ESTAR ENTRO OS RICOS

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2- os transportes, antigamente só podia viajar de navios, e isso demoraria dias e meses,hoje exista o avião,e a viagem demora horas


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3- é preciso ser acolhido e ter recursos,algo que pobres imigrantes não conseguem facilmente.
a liberação do visto e a xenofobia.
algum paises dificultam a entrada de imigrantes devido a um sentimento adesão a cultura e étnicas diferentes.

4-por causa de recursos financeiros,falta de empregos em seu pais de origem,etc.

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6- b

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1
a)É um mapa do tipo humano, onde há fluxo de informações, projeção cilíndrica. A variável é a escala de cores monocromáticas com variações com os dados fornecidos.

b)América Anglo-Saxônica(Eua/Can),Japão,Austrália,Nova Zelândia e grande parte da Europa.

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c)África(Angola,Serra Leoa),grande parte da Ásia (Afeganistão,Iraque) e América Latina( Bolívia,Paraguai).


d)Porque ele apresenta uma variação de cores que informa o fenômeno representativo.



e)Não esta presente,pois o acesso a internet ainda esta restrito em grande parcela mundial


2)
a) Porque esta mostrando a quantidade de computadores.

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b) África,América do Sul, Canadá e Sudeste Asiático

c) Estados Unidos, grande parte da Europa, Japão e China.

d)Muito distorcida ( deformada ),as Guianas estão diminuídas,quase nem aparece.

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3)

a) Eua apresenta maior porque tem um grande número de internautas, por ser um pais desenvolvido,já a África não tem muitas pessoas com acesso a internet por ser um país subdesenvolvido.

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C) Sim.Porque os paises desenvolvidos ricos são os que mais investe neste setor interligando informações e a manutenção da posição de potências tecnológicas.
O 2° mapa
4)
Sim,pois estão conectado com o mundo todo.

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LIÇÃO DE CASA 

1)Internet,rádio,celular,jornal etc.
2)Noticias,vídeos,informações,documentários.
O proveito econômico é gerado principalmente em sites de compras.
3)Sim; Os países se dividem entre ricos e pobres,entre os que tem maior e menor conexão a rede.
4)Sim.Com a rede informacional,novas configurações técnicas e geográficas foram responsáveis pela aceleração do fluxo,pelo desenvolvimento da economia central representada nas empresas transnacionais

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2-
a) O objetivo é que eles chegar ao termo multinacional, largamente utilizado, e se deparem com um concorrente forte atualmente: transnacional. Agora as multinacionais estão sendo chamadas de corporações transnacionais.

b)Elas aparecem como agentes de grande importância na estruturação desse processo de criação e ampliação da escala global, que se convencionou denominar globalização.

c) Não são os espaços nacionais em si. São pontos de redes geográficas que se organizam em escala mundial, que se encontram nos territórios nacionais, mas que se relacionam mais intensamente com outros pontos da rede do que com os territórios nos quais estão inseridos.


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3-
O geógrafo Milton Santos está mencionando a importância que tem para uma corporação transnacional a velocidade da circulação de informação e de bens. Afinal, elas atuam na escala mundial, e para elas o mundo é (e precisa ser) pequeno, com as distâncias encurtadas. Para atingir tal objetivo essas empresas atuam para preparar os pontos de rede com o máximo de tecnologia para acelerar as relações. Atuam junto aos Estados nacionais e esses, com o objetivo de atrair essas empresas, terminam investindo nessa instrumentalização dos pontos de rede nos territórios nacionais.

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1-DESCREVE AS PEÇAS DO AUTO -MOVEL.

2-SERVE PARA DETACAR AOS PAISES QUE RELIZAM AS TROCA,DASPEÇAS

3- É UM MAPAQUALITATIVO,POIS ELEMOSTRA AS QUALIDADES E TROCASDAS PEÇAS.

4- A TROCA DE PARTES DO AUTO -MOVEL.SIM.E NAO HOUVVESSE AS TROCAS DAS PEÇAS NAO SERIA POSSIVEL MONTAR OS CARROS.

5-SIM.ELAS SE ENTREGAM E SE COMPLETAM DEVIDO SUAS TROCAS.

6-AS MONTADORAS ONDE SE MONTA OS AUTO-MOVEL PARA O MERCADO INTERNO E EXPORTAÇAO


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7-
Fica bem claro. Ela é uma transnacional, quer dizer que usa um conjunto de Estados nacionais para instalar unidades de sua rede geográfica, esse seu verdadeiro espaço.

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1-
Um condomínio fechado residencial é uma forma coletiva de residência (várias casas ou apartamentos) que se instala num terreno protegido, cercado e vigiado (o fechado tão valorizado do seu nome). Desse modo fica isolado geograficamente do seu entorno. Os moradores desse tipo de residência em geral utilizam automóveis para se locomover, o que os isola ainda mais do bairro onde está instalado o condomínio. Para seu abastecimento freqüentam áreas igualmente fechadas. Assim, é bom guardar essa imagem de isolamento, de afastamento dos bairros onde estão localizados.

2-
Um shopping center pode ser designado como um condomínio fechado comercial. É também uma área coletiva, com vários estabelecimentos comerciais e de serviços que se instala num terreno protegido, cercado e vigiado. Também se isola espacialmente do seu entorno. Não há shopping que não possua imensos estacionamentos, pois seus principais freqüentadores são automobilistas que não andam de transportes coletivos. Do mesmo modo, há aqui a imagem de isolamento, de afastamento dos bairros onde estão localizados (uma parte dos shoppings procura se localizar junto a vias expressas, mas nem sempre isso se dá).

3-
Na escala de uma cidade, no seu interior, podem ser encontradas redes geográficas de fato. Os núcleos formados por condomínios fechados e por shoppings centers (também centros empresariais diversos) que encontram na área densa, mas também nas franjas das cidades, em suas zonas periféricas, são os pontos de rede. As linhas são as vias cada vez mais preparadas para o uso automobilístico intenso. Uma cidade como São Paulo tem de fato redes geográficas cortando seu espaço.

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1-
Certamente, uma característica das redes geográficas, tanto uma rede geográfica na escala mundial como a de uma corporação transnacional, quanto uma rede geográfica no interior de uma cidade, é a de possuírem características de “negação” dos territórios do entorno. São fechadas, se relacionam o mínimo necessário com as localidades onde estão instaladas.

2-

Os dados mostram o volume de circulação econômica no interior das redes das corporações, e qualquer pesquisa mostraria algo semelhante na circulação econômica no interior de uma rede geográfica no interior de uma cidade como São Paulo, por exemplo.

4-
Faz sentido. Por vezes nega esses territórios (dos bairros, dos países onde estão situadas) e se transforma de fato num concorrente, como no caso citado do shopping.

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Lição de Casa
Leia o texto.

a) Organizam-se em redes mundiais, isso está claro. Seus números econômicos comprovam essa ação. São montantes impossíveis de se obter na escala nacional. São valores extraídos do mundo inteiro. A sua força vai a ponto de ser capaz de influenciar governos que facilitam sua ação no interior de países.

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b)

ex:2

resposta: (C)


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1
a- é a rapidez no deslocamento das informações,circulação de pessoas,mercadorias e capitais devido ao desenvolvimento dos transportes e comunicações.

b-é interligação dos meios técnicos científico e informacionais.

c-conjunto de localizações sobre a superfície terrestre articulado por via e fluxos.

d - grupo de empresas concede em um pais e filiais em outros

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2-a ) Principais fluxos comercial na escala mundial , 2004

b) Principais fluxos envolve países desenvolvidos. Somente no total da Ásia , que encontra a China que ainda não pode ser chamada de desenvolvida .

c) Com o crescimento imenso na produção para exportação em países asiáticos como a China, a Coréia e o Japão .



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3 - a
4-d


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4-Alfândega é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

Não se deve confundir alfândega ou aduana, responsável pelo controle do tráfego de mercadorias, com a polícia de fronteira, responsável pelo controle do tráfego de pessoas.

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1
* banco mundial = a resposta esta no 2 parágrafo do texto( com recursos que provêm ...)
*fundo monetário internacional=a resposta esta no 3 parágrafo do texto ( por sua vez, o FMI...)
*organização mundial do comercio=a resposta esta no 4 parágrafo( O objetivo era favorecer a diminuição

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